O Macramê, palavra que significa nó, é uma técnica de tecelagem manual, sem recurso ao uso de teares ou maquinaria. A arte de dar nós é ancestral e transversal à história dos povos de todos os continentes. Há versões que dizem que a palavra vem do árabe, outras do turco, outras ainda do francês. A explicação mais provável é a origem do árabe migramah, que significa franja ornamental. Com a conquista da Península Ibérica, a técnica foi introduzida na Espanha e depois por toda a Europa. Em Portugal ficam na memória os tapetes de nós de trapos, ou a evolução para uso de madeira almofada e alfinetes na renda de bilros.
Hoje a arte de dar nós é muito apreciada pela delicadeza do trabalho, paciência e habilidade do artesão. O Macramê é hoje elemento incontornável das nossas decorações com um toque étnico.
Nós tivemos a sorte de conhecer a Sara Tschumi, artesã, linda de morrer que aceitou o nosso desafio de integrar as suas peças de Macramê numa decoração bohochic, e de dar a cara num editorial ao qual damos o nome do projecto da Sara, DEAR MACRAMÊ.
Esperemos que gostem de o ver tanto quanto o gostamos de produzir.
Conheçam ainda mais da Sara Tschumi na entrevista que lhe fizemos AQUI.
Styling |Decor, Design Gráfico e Floral GUIDA DESIGN DE EVENTOS
Fotografia NELSON MARQUES + ANDREIA TORRES Photography
Vídeo MIRANDA FILMS
Macramê DEAR MACRAMÊ
Cake Design VELVET
Com SARA TSCHUMI na QUINTA DOS PADRES SANTOS
Agradecemos pela amabilidade à D. Lina e Cátia da Quinta Padres Santos, ao Pedro Duvalle e Andreia Santos.
2018, Tarouca
Leave a reply